sábado, 9 de maio de 2015

Food Revolution: O inicio da juventude perdida

O titulo pode não ser dos melhores mas certamente que não serei a única pessoa neste país ou até mesmo da minha rua que tem esta opinião.

A estrela deste post é um chef de cozinha britânico e a maioria conhece-o, o seu nome é Jamie Oliver. Um dos programas do Jamie chama-se Jamie Oliver's Food Revolution, a série teve inicio em 2010 mas comecei a ver recentemente no canal televisivo 24Kitchen


Já há uns anos que por vezes uso a frase "qualquer dia as crianças dizem que o leite não vem da vaca mas sim do supermercado" apesar de saber que isso poderia ser possível nunca quis acreditar, acho eu, que essa possibilidade fosse uma realidade tão grande e se ninguém se mexer haverá uma perda gigantesca tanto a nível de conhecimento como de cultura passando pelo ponto mais importante na vida que é a saúde.

Jamie fartou-se da comida processada e resolveu atuar em áreas criticas. O que é que eu quero dizer com áreas criticas? Atenção que isto não quer dizer que se tenha de mudar muitas atitudes no núcleo familiar mas se nas escolas não o fizerem da maneira certa, o trabalho de casa dos pais pouca ou nenhuma diferença faz. A obesidade infantil é um problema gigante e tem vindo a ganhar força ao longo dos últimos anos, é preciso reagir, fazer alguma coisa por nós próprios. Qual é a criança, jovem ou adulto que quer ouvir que tem diabetes e que pode ter passar a vida a espetar agulhas? Qual é a criança/jovem  que quer ouvir que tem uma grande probabilidade de morrer cedo devido à sua alimentação?

https://www.youtube.com/watch?v=f8CF15HJJ-0

Ontem vi um episódio que se passa numa das escolas primárias de Huntington, considerada a cidade menos saudável dos Estados Unidos da América, não é recente mas é uma alarmante realidade. 

Pequeno almoço: piza + leite de sabores + cereais
Almoço: fritos com mais fritos = montes e montes de gordura

Juntando a estes dois momentos escolares (para alguns é tal e qual em casa) dos 4 aos 10 anos não usam garfos nem facas apenas usam a colher e as mãos para comer.

Agravando a situação...O que é que você pensaria disto?

https://www.youtube.com/watch?v=bGYs4KS_djg


Não digo que seja obrigatório as crianças conhecerem todos os alimentos mas vejamos as coisas como elas são. Estas crianças vivem num mundo cheio de tecnologia, são mimadas pelos pais que lhes querem dar tudo e mais alguma porque os pais lhes querem proporcionar o melhor, têm tudo e mais alguma coisa, eles já nascem "ensinados" (quase) entre muitas outras que eu poderia escrever mas nunca mais sairia daqui. No entanto, façamos uma comparação com as crianças que vivem no chamado 3º mundo que quase não tem acesso a água potável, têm pouca escolaridade, vivem bem pior e ainda assim sabem distinguir legumes básicos.

É ridículo que se crie tanta coisa, que se evolua tanto e que as crianças estejam cada vez mais burras e os pais cada vez mais ignorantes.

Episódio 1: http://gorillavid.in/rpkg0ndda534
Episódio 2: http://gorillavid.in/s7qqk2gar08c

Infelizmente não encontrei os episódios legendados para que todos pudessem perceber por inteiro a desgraça que anda a crescer a olhos vistos tanto na América como certamente noutros continentes mas ainda assim é perceptível toda a desgraça que os pais e as escolas andam a cultivar.

É urgente que comece a haver mais pessoas com a coragem do Jamie em tentar mudar algo para melhor, tem-se que atuar antes que muitas situações sejam irreversíveis.

Como é que é possível que uma família inteira (5 pessoas) consuma diariamente, do pequeno almoço ao jantar), fast food e alimentos processados, que os pais vejam que os três filhos (dos 4 aos 12 anos) obesos e que continuem a dizer que está tudo normal. Haja pizzas, cachorros, fritos, molhos e os nuggets de frango, que de frango têm muito pouco e são também uma refeição com um constante lugar reservado na alimentação semanal. Para esta família, de que vos estou a falar, ir fazer uma consulta por causa do peso (porque ambos os pais têm histórico de diabetes na família) e o médico dizer que o mais velho tinha 145 kg e fortes indícios de desenvolver a diabetes para os pais abrirem os olhos.

15 de Maio será o Food Revolution Day (Dia da Revolução da Comida) escolhido para este ano. Esta ação consiste numa campanha mundial para sensibilizar as escolas, crianças e pais para uma alimentação melhor. Além do Food Revolution Day, Jamie Oliver, criou também uma petição (Help Fithing for Food Education) onde precisa de angariar 1 milhão de assinaturas para que o G20 seja forçado a fazer algo para combater a obesidade mundial pois 42 milhões de crianças com menos de 5 anos é obeso.

Para assinar esta petição clique aqui crie um login, pode criar com a conta do facebook e assine.

Já pensaram na quantidade de pessoas doentes? Este numero exorbitante, vamos pôr por extenso  para se ter bem a noção são 42 000 000 de crianças que pouco conhecem da vida e já têm o seu futuro encurtado!


Uma pessoa pode não conseguir mudar o mundo mas pode mudar o mundo de muita gente e essa boa atitude pode surtir um ótimo efeito bola de neve. 

Melhorem os vossos hábitos alimentares! Pensem nas consequências que certos alimentos consumidos em excesso podem provocar há saúde. 


Sem comentários:

Enviar um comentário