sábado, 13 de maio de 2017

Lacinhos Cremosos com Marisco

Vou começar por escrever o post porque ainda não sei que nome lhe irei dar. Talvez no fim de escrever continue a puxar um bocadinho pela cabeça. 

Ora a refeição que me rendeu três começou com a ideia de fazer uma quiche! Como por cá, a sopa costuma fazer parte da ementa, os enchidos podiam chamar de vizinhos aos legumes, que coitados alguns já só estavam a "ocupar meio apartamento". Comecei por picar meia cebola, um dente de alho grande, uns "dois dedos" de bacon, uns outros "dois" de chouriço, juntei tudo na frigideira, meti para lá duas folhas de louro um fiozito de azeite só para não estorricar os ditos frágeis e achei que já era tarde para ir fazer a massa, tapei com a tampa da panela e fui dormir sobre o assunto!

Hoje, a cloche olhou para o relógio e disse-me "naaa...tu não vais fazer nada aqui! NO TIME FOR YOU!". Pelo menos se fosse uma pessoa teria pensado e dito isso. Então a ideia da quiche passou a esparguete (que adoooro! e em nada tem a haver com a ideia anterior). Há alguma coisa melhor do que inventar na cozinha com o que temos no frigorífico? Há sim! A parte em que corre bem e que se come! As que correm mal não são para aqui chamadas (por hoje)! Problema: depois de ferver a agua dei conta que o esparguete era pouco para mim! Desculpem mas quando o assunto é esparguete abuso um bocadinho e come-lo por gulodice para mim é quase tão bom como uma tablete de chocolate.

"Segue! Mas não sigas muito devagar porque não podes ir trabalhar de barriga vazia!" Ok! Decidi acabar com a massa lacinhos menos uma coisa a ocupar espaço. Abri o frigorífico para ir buscar meio cubo de caldo knorr (gosto sempre de pôr na agua de cozedura de massas e arroz) e vi um bocado de alho francês, uma sobra de curgete, umas navalheiras e uma tenaz de lagosta cozidas do dia anterior....e alto! Tinha de fazer algo com elas, estragar é que não! Agarrei em tudo o que vi. Piquei mais "uns dois dedos" de cada legume, espetei-os na frigideira, desfiei a carne e as ovas do marisco e fiz uma festa no meu fogão! Entretanto comecei a achar que toda aquela "rusmenga" ia ficar seca no meio da massa e espera lá que tinha para ali um pacote de natas mesmo à mão! Oh maezinha! Como ficou delicioso! Toda eu feliz naquele prato fantástico!


Ingredientes:
- massa laços
- "dois dedos de grossura" de curgete 
- "dois dedos de grossura" de alho francês 
- "dois dedos de grossura" de bacon
- "dois dedos de grossura" de chouriço
- meia cebola (usei metade porque era grande)
- 1 dente de alho grande
- fio azeite 
- duas folhas de louro
- 1 pacote de natas
- navalheiras cozidas

Desfie a carne do marisco.
Ponha a massa a cozer e vá-se entretendo a picar o bacon, o chouriço, a cebola, a curgete e o alho e corte o alho francês em meias luas. Coloque tudo na frigideira com as folhas de louro e um fio de azeite e deixe cozinhar um pouco até estar tudo tenrinho. Junte a carne das navalheiras e as natas, deixe estar no lume até cozinhar as natas para não ficarem cruas.
Tenha atenção para não se esquecer da massa! Escorra a água da massa e junte o "molho". Mexa bem para ficar tudo envolvido e toca a comer!

Na hora de jantar adicionei um bocadinho de queijo caseiro de ovelha ralado. Sei que parece uma loucura mas façam-no! Ou usem outro a vosso gosto.


Ps: para alguns truques basta ler o inicio do post

É oficial acabei de escrever sem conseguir arranjar um titulo. Hmmm Lacinhos cremosos soa-me bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário